terça-feira, 8 de abril de 2008

Os Pedaços do Nada

De modo a levar a cabo, as suas pretensas utilidades, funcionalidades e, finalmente, vantagens este colossal espacial, padece da soberba económica, que nos é transparecida pelo módulos lançados, cujo os custos rondam o incontável, aos olhos dos "Zés e Marias Povinhos".

Portanto, a Estação Espacial Internacional, é incorporada por variados módulos, os quais têm funções bastante especificas.

Eis para onde o dinheiro voa (não que seja mau é claro!) :

Zarya (FGB)- A Zarya foi o primeiro módulo a ser lançado para o espaço, produto de tecnologia russo, tem como função o armazenamento de energia eléctrica proveniente do sol.
Unity (Node 1) - A Unity é o módulo que sustenta os recursos essenciais da estação, serve também como elemento de passagem dos astronautas para chegarem a outras zonas da E.E.I.
Zvezda (Service Module) -Este módulo é um módulo de serviço. É, também, a principal área de residência, sistemas de manutenção do ambiente, controle de posicionamento e órbita além de ser ponto de docagem.
Destiny (US Laboratory)- O módulo principal de apoio científico a E.E.I., possui, também, sistemas para a área de residência e ambiente.

Quest (Joint Airlock) - O Quest é o módulo principal embarcadouro da E.E.I., o qual permite as caminhadas espaciais.
Pirs (Docking Compartment)- O módulo Pirs serve basicamente para a docagem de naves espaciais , tem, também, a função de armazenar os fatos espaciais.
Harmony (Node 2) - O Harmony é, por assim dizendo, o elo de ligação entre os módulos. Cede electricidade à estação, e possui computadores que dão apoio logístico, durante s voos espaciais.
Columbus (European Laboratory) -Columbus, principal módulo de equipamentos laboratoriais que contem uma plataforma usada para experiências.
Experiment Logistic Module (JEM-ELM) -Parte do laboratório de pesquisas japonês Kibō. É a área de armazenamento e utilidades do laboratório.






Sem comentários:

Acha a construção da Estação Espacial Internacional um investimento vantajoso para a sociedade?